QUEM SOMOS

EDITOR


Paulo Renan (Registro Profissional - 910) - Jornalista formado pela UFBa, 41 anos de experiência. Repórter e editor de A Tarde, Jornal do Brasil, Tribuna da Bahia, Jornal da Bahia, Bahia Hoje, Tvs Educativa, Itapoan, Bandeirantes Bahia e São Paulo, Rede Globo Minas. Já coordenou diversas Assessorias de Comunicação, entre as quais Prefeitura Municipal de Camaçari, Fundação Cultural do Estado, Universidade Federal da Bahia e Secretaria de Justiça. Nos últimos 4 anos edita o site OCONSUMIDOR.



REPÓRTERES


Rafael Brandão - Jornalista graduado pela UFBA, integrou a TV Educativa, a assessoria de comunicação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e foi bolsista do projeto Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA). Experiência também na área de produção cultural, como produtor executivo e assessor de comunicação do projeto Catálogo Brasileiro de Teatro.


Mariana Sotero - Graduada em jornalismo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), já integrou as equipes do Rádio Sociedade Online e Tribuna da Bahia Online, além das assessorias de imprensa da Secretaria de Justiça e Sudesb. Tem experiência também em assessoria parlamentar e atua no Portal O Consumidor desde 2013.



MÍDIAS SOCIAIS


Josué Oliveira - Publicitário e profissional de marketing digital desde 2012, é Diretor de Criação do Núcleo de Marketing da Piatã FM e já atuou com e-commerce e produção de conteúdo para Youtube e outras plataformas.



ASSESSORIA JURÍDICA


Dr João Henrique Carneiro - Advogado atuante no Direito do Consumidor; Formado pela Universidade Jorge Amado; Assessoria e Consultoria Jurídica para pessoas físicas e jurídicas. OAB/BA 48.265.



COMERCIAL


Danilo Correia - Administrador formado pela FIB, com pós-graduação em marketing estratégico. Coordenou equipes de vendas de várias empresas.



ADMINISTRATIVO


Anderson Farias - Concluinte do curso de Engenharia de Engenharia de Controle e Automação, na Universidade Federal da Bahia, com experiência de mais de dois anos em procedimentos administrativos.



SUPORTE TÉCNICO


SPN WEB



Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.