Notícia

Maiores bancos do País criam empresa para análise de crédito

Maiores bancos do País criam empresa para análise de crédito

Maiores bancos do País, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú se uniram para criar uma empresa de controle compartilhado para aperfeiçoar a concessão de créditos a clientes. A partir de um banco de dados, a Gestora de Inteligência de Crédito será responsável por reunir informações cadastrais e creditícias de pessoas físicas e jurídicas.

A Caixa foi quem anunciou a criação da empresa aos acionistas e ao mercado. Em comunicado, o banco informa que o capital social da gestora será compartilhado de forma igualitária pelas cinco instituições: cada uma será responsável pela fatia de 20% do total. As partes estimam que a companhia estará operando integralmente em 2019.

“O Conselho de Administração da Companhia será composto por membros indicados pelas partes e a sua diretoria terá dedicação exclusiva ao negócio, preservando a gestão independente da empresa”, informa o texto do comunicado.

Ambiente de crédito

As informações que a companhia vai reunir sobre pessoas físicas e jurídicas têm o objetivo, segundo o informe, de “agregar, conciliar e tratar informações cadastrais e creditícias nos termos das normas aplicáveis”. O resultado, segundo a instituição, é aperfeiçoar processos de concessão, precificação e direcionamento de linhas de crédito, o que gera melhoria no ambiente de crédito no País no médio e longo prazo.

“A constituição da companhia reafirma nossa confiança no futuro do Brasil e do mercado de crédito, criando condições para um mercado mais sólido e sustentável”, informou a Caixa.

Informações do Portal Brasil

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.