Notícia

Prefeitura terá serviços essenciais funcionando normalmente no feriadão

Prefeitura terá serviços essenciais funcionando normalmente no feriadão

No feriado prolongado, que começa hoje (15) com Corpus Christi, a Prefeitura manterá ativo o funcionamento dos principais serviços prestados no município. Para atender aos cidadãos, estarão em funcionamento o Salvamar, a Saúde, a Manutenção, a Defesa Civil, a Limpeza, a Transalvador, a Guarda Civil e os mercados municipais, entre outros.

Saúde – Durante o feriado, as 14 unidades de pronto-atendimento de saúde do município estarão disponíveis para os cidadãos que precisarem de atendimento em urgência e emergência. Já as unidades básicas de saúde permanecem abertas até esta quarta-feira (14) e retomam as atividades na segunda-feira (19).

 

Manutenção – De acordo com a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), os serviços de desobstrução de canais e caixas de passagem, drenagem e podas de árvores não sofrem alterações para o período e seguem o cronograma normal de atividades da pasta. Equipes responsáveis pela manutenção de praças e passarelas também estarão realizando atividades de vistoria e reparos nos espaços públicos. As intervenções ligadas às operações Chuva e Tapa Buraco também continuam como previsto.

 

Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) estará em alerta para atender possíveis ocorrências em função do período chuvoso, mas o efetivo funcionará em regime de plantão, com engenheiros, assistentes sociais, motoristas e telefonistas disponíveis para atendimento de solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, dentre outros incidentes comuns ao período chuvoso, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

 

Limpeza – Entre quinta-feira (15) e domingo (18), os serviços de coleta de resíduos, varrição e limpeza de vias serão realizados normalmente pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), mantendo a programação diária do órgão. As atividades da Limpurb inerentes a Operação Chuva também ocorrem de forma ininterrupta.

 

Trânsito e mobilidade – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizará neste feriado o monitoramento do trânsito. Agentes de trânsito e do Núcleo de Operações Assistidas (NOA) vão atuar na verificação do fluxo nas principais vias, avenidas e saídas da cidade, a exemplo dos terminais rodoviário e marítimo.

 

Transporte – O Centro de Controle Operacional (CCO), que realiza o monitoramento em tempo real de todos os ônibus da cidade também estará funcionando. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o Elevador Lacerda também estará aberto normalmente. 

 

Prevenção à violência – A Guarda Civil Municipal (GCM) vai trabalhar de forma rotineira em ações de prevenção à violência e em apoio a outros órgãos municipais. Algumas das atividades previstas para o período são o suporte nas ações da Secretaria de Ordem Pública (Semop) e nas blitze da Lei Seca, promovidas pela Transalvador, além de patrulhamento no Parque da Cidade.

 

SIMM – O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), Centro do Empreendedor Municipal (CEM) e da Central Integrada de Licenciamento de Evento (CLE) funcionarão normalmente nesta sexta-feira (16). As unidades estão fechadas na quinta-feira (15) por conta do feriado de Corpus Christi.

 

Mercados municipais – Os mercados municipais também terão horário de funcionamento diferenciado em virtude do feriado desta quinta-feira (15). Os mercados do Bonfim, das Flores, Dois de Julho e Cajazeiras estarão abertos nesta quinta, das 7h às 14h. O Mercado municipal de Itapuã funcionará das 9h às 14h. Já a feirinha de Itapuã e o Mercado de Periperi funcionarão das 6h às 14h. A partir da sexta-feira (16), o comércio nestes locais volta a funcionar no horário habitual. 

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.