Notícia

Fiscalização no Dia dos Namorados leva Codecon a emitir 39 notificações

Fiscalização no Dia dos Namorados leva Codecon a emitir 39 notificações

Balanço anunciado pela Codecon por ações no período do Dia dos Namorados revela que foram emitidas 39 notificações: seis por ausência do Código de Defesa do Consumidor, 18 por ausência de etiqueta de preço, nove por ausência de placa anti fumo, três por produtos com prazo de validade vencido e três por ausência de validade. Um auto de infração também foi lavrado para o cinema do Shopping Barra por comercializar chocolates vencidos. Todos os produtos vencidos são retirados de circulação.

Alguns estabelecimentos foram flagrados em mais de uma irregularidade. Aqueles que foram notificados têm prazo de 10 dias para se adequar às normas que estavam em desacordo com CDC, podendo se sujeitar às penalidades previstas na Lei Federal 8.078/90, o que inclui multa, que pode variar de R$ 300 a R$ 6 milhões. Caso o cidadão queira fazer uma denúncia, pode entrar em contato com a Codecon pelo telefone 156. Quem preferir pode comparecer pessoalmente na sede do órgão, na Rua Chile, 3, Centro.

 Foram vistoriados 208 estabelecimentos em diversos bairros, a exemplo de Pituaçu e Dois de Julho, com fiscalizações em motéis, floriculturas, lojas de cosméticos, sex shops, além do UCI Orient do Shopping Barra.

 

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.